
Imagino que devam existir alguns milhares de relatos do show do U2 aqui em SP. Aqui vai mais um, inevitável......
Sempre gostei deles, desde os anos 80 mas estou longe de ser aquele fã de carteirinha, que sabe o aniversário de um, o time do coração de outro, etc. Jamais me sujeitaria a ficar 20 horas na fila pra comprar ingresso ou 5 dias acampado na porta do show para ficar na Hot Área. Sou mais low profile.
E lá fui pro Morumbi. Caminhei até o estádio para evitar a muvuca do trânsito, fiquei num lugar legal na arquibancada e vi o estádio ir se enchendo de gente. A visão da pista era impressionante, a massa de pessoas ficava até mais ou menos metade do campo e cada vez mais gente entrava e essa linha não recuava. Compactação de gente, rsrs. A arquibancada também foi enchendo, sem grandes tumultos. A maioria ao meu redor eram grupos de amigos, famílias, etc. Tudo na paz.
Começam as olas na arquibancadas, os gritos, os aplausos. Helicópteros rondando o estádio, eu cheguei a contar cinco deles sobrevoando o Morumbi na hora dos telejornais. À essa altura o Morumbi estava quase tomado e até que enfim a linha das pessoas no campo tinha recuado para quase perto do gol.
Estrutura enorme, palco gigante. A quantidade de gente da organização mostra que ali iria ocorrer um espetáculo que não admitiria erros. Olhando aquele palco lá de cima eu imaginava o que deveria ser estar ali, no centro das atenções.
E aí as luzes se apagam anunciando o início do show. A multidão entra em transe. Nos primeiros minutos mal dava pra se ouvir o som porque os gritos e aplausos eram muito mais fortes. E eu vi 4 pessoas se tornarem gigantes naquele palco, comandando cada movimento de mais de 70 mil pessoas. As arquibancadas tremiam com a dança das pessoas. Foi um grande show, inesquecível.
Um momento me hipnotizou: antes de cantar "One" o Bono fala apenas uma palavra "telephone", é a senha pra todos mostrarem seus aparelhos para iluminar o Morumbi. Milhares de telefones iluminados na escuridão total do estádio. Nunca mais vou esquecer essa cena, parecia que as estrelas tinham descido para a Terra. E com One tocando de fundo. Não dá pra transformar em simples palavras ou imagens. Inesquecível.